Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Docinho Pontocom

Receitas - Dicas - Fotos

Docinho Pontocom

Receitas - Dicas - Fotos

Receita de ovo recheado com trufa

Você vai precisar de:
 Uma forma de acetado do formato e tamanho que preferir
Chocolate puro ou cobertura fracionada para casca e para o recheio
Creme de leite
Tipo de bebida pode ser licor de cacau, rum ou conhaque

Trufado tradicional
250gr de chocolate nobre ao leite
250gr de chocolate nobre meio amargo
200gr de creme de leite com soro e tudo
2 colheres de sopa da bebida que quiser licor, conhaque ou rum, cuidado se for usar o rum pois ele tem um sabor marcante precisa saber se você gosta mesmo, a tradicional é com rum mesmo, se não quiser usar bebida tudo bem pode utilizar a essência porém vai modificar a textura.


Obs: Fica maravilhoso com chocolate nobre porém se precisar economizar pode utilizar o fracionado de boa qualidade mas não vai ficar igual.
Dica: Hoje em dia já  encontra chocolate misturado meio amargo com ao leite se chama blend várias marcas já tem, se for usar este coloque 500gr

A medida para o trufado será sempre a mesma 500gr de chocolate para 200gr de creme de leite e para trufa com outros sabores você vai utilizar o branco porém o processo é diferente, pretendo postar a receita ainda neste mês.

Preparo
Derreta o chocolate conforme as instruções do fabricante no banho maria ou no microondas depois acrescente o creme de leite e a bebida mexer bem e deixe esfriar.

Montagem
Fazer a casca do ovo se for com aquelas forminhas que tem três partes faça de acordo com as instruções se for naquelas comuns utilize um pincel faça 4 camadas ou com uma colher e faça 3 camadas, primeiro faça uma e  coloque na geladeira por 5 minutos tire e faça a outra até que fique com uma camada não muito grossa nem muito fina depois de endurecida aplicar uma camada de trufado na expessura de um dedo +/- leve novamente para a geladeira por 5 minutos depois cubra com mais umas 2 camadas utilizando o pincel. Para saber a hora exata de desemformar é na hora que estiver esbranquiçado por fora.
Atenção: Não deixe muito tempo na geladeira pois irá perder o brilho e suar o ovo, vai virar uma meleca.
Depois de pronto é só embrulhar com papel chumbo e depois com o papel que você escolheu para decorar, prenda com o arame da cor do papel e finalize com um laço combinando com o papel.
Você pode fazer bombons e trufas da mesma forma.